Aqueles que me conhecem sabem o quanto sou apaixonado pelo LinkedIn. Sempre vi nessa rede social o campo apropriado para repassar às pessoas um pouco do conhecimento que tenho e demonstrar para o mundo corporativo minha capacidade profissional.
E os números demonstram que eu estou certo nessa minha escolha. Até 2020 a plataforma tinha 43 milhões de usuários no Brasil – o País é o quarto maior da plataforma, superado apenas por Estados Unidos (onde nasceu), China e Índia (com seus bilhões de habitantes). A média é de 100 mil novos perfis criados por semana e são mais de 30 milhões de empresas cadastradas e em 24 idiomas diferentes. Percebe-se que estar no LinkedIn é estar conectado com o mundo.
Além desses números, outra razão de usar o LinkedIn está na sua capacidade de divulgar tanto o profissional, não somente o seu currículo, quanto as empresas. É como um elo entre o prestador de serviço e o seu contratante, é o chamado networking, assim como das empresas com seu consumidor, para se posicionarem no mercado apresentando seus produtos e serviços.
Outro atrativo da plataforma é a qualificação de seu público. Quem acessa ou usa essa mídia social tem objetivos profissionais definidos, não está por ali somente passeando, a pessoa procura algo específico. Portanto, quem chega até você ou ao seu conteúdo é porque realmente pretende consumir aquilo que você está oferecendo.
Ok. Então como se faz essa interação?
Além de um perfil objetivo e com suas informações relevantes, fazer da plataforma sua vitrine é o caminho para demonstrar sua excelência. Com publicações relevantes e com conteúdos consistentes você se mostra para infinitas possibilidades profissionais, tanto no Brasil como no exterior, se tornando referência.
A plataforma oferece cursos e conteúdos para o aprimoramento profissional www.linkedin.com/learning que você pode experimentar, gratuitamente, por um mês.
Publicar periodicamente no seu perfil, pelo menos uma vez por semana, é essencial. Pode ser na forma de artigos, conteúdos em vídeo e cases pessoais, já que o LinkedIn é um veículo de conteúdo. Para isso vou lhe dar dicas:
- Faça conteúdos sobre novidades sobre a sua área;
- Entenda seu público e faça conteúdos que resolvam suas principais dores;
- Preste atenção nas palavras-chaves que podem ser colocadas nos textos;
- Use vocabulário simples que qualquer pessoa, da sua área ou não, possa entender;
- Quando for fazer um texto, dê preferência a parágrafos ou falas curtas e diretas;
- Se o assunto permitir, faça uma série de artigos ou vídeos;
- Apresente seus cases mais relevantes.
Viu, o LinkedIn é uma ferramenta fundamental para o seu crescimento profissional. Nele você apresenta a sua qualidade profissional, forma uma rede de relacionamentos, ganha seguidores e admiradores.