O gestor de tráfego deve ter uma visão geral de todas as demandas e projetos da empresa ou das campanhas, tanto relacionadas ao alcance orgânico como ao tráfego pago, assim, também deve administrar o tempo de cada fase do projeto para que tudo ocorra conforme o cronograma, tendo sempre como objetivos a satisfação do cliente e a entrega de um ótimo resultado para cada anúncio e campanha.
Veja que na situação atual de enfrentamento das dificuldades da pandemia do Covid-19, em que os clientes e agências estão buscando o melhor resultado com o menor tempo e custo possíveis, ter um gestor de tráfego é essencial.
O conhecimento do gestor de tráfego deve ser amplo, por isso vou indicar 5 livros que darão suporte para as atividades deste profissional, indispensável para qualquer trabalho em marketing digital.
Homo Deus – Uma breve história do amanhã – Yuval Noah Harari:
O questionamento do que o ser humano vai fazer a si mesmo diante dos novos e imensos poderes que a biotecnologia e a tecnologia estão nos disponibilizando é um dos pontos abordados pelo autor. Há uma análise estruturada da evolução de problemas que nos acompanham desde que o homem se tornou sociedade, como a fome, as pestes, as doenças infecciosas e as guerras. Toda a sua narrativa traz um entrelaçamento do passado com o presente na perspectiva do futuro. Análise importante para qualquer profissional de marketing.
Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI – Rafael Rez
A intenção do autor é dar o norte de como trabalhar com marketing digital demonstrando que “A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas é o conteúdo”. O autor vai da disrupção até o guia de produção de conteúdo.
Gatilhos Mentais – Gustavo Ferreira
O autor traz exemplos e aplicações práticas de como usar as palavras para, além de apresentar “gatilhos mentais”, envolver e resolver o problema do cliente. Em um de seus capítulos o autor ressalta a necessidade de construir argumentos, criar credibilidade e ativar a emoção correta para construir a relação com o cliente.
Branding + design: a estratégia na criação de identidade de marca – Sandra Ribeiro Cameira
Neste livro a autora demonstra a necessidade e a importância do design na construção e na gestão da marca, especialmente para demonstrar e reafirmar a sua identidade.
Marketing na Era dos Dados: o fim do achismo – Rodrigo Nascimento
A importância da análise correta dos dados para que se tenha eficiência em qualquer área de atuação no marketing digital é a premissa do autor.
Tenham uma boa leitura e compartilhem comigo o que acharam dos livros.