Por que a mudança do iOS 14 vai atrapalhar sua estratégia de anúncios?

As novidades no mundo digital são comuns e cada dia acontecem com mais velocidade. Hoje vou comentar com vocês algumas inovações implementadas pela Apple no sistema operacional do iPhone, dando foco ao que vai atingir diretamente o marketing digital, especialmente em relação aos anúncios, seu direcionamento, otimização, conversão e pixel do Facebook.

A Apple disponibilizou o iOS 14, uma nova versão do sistema operacional do iPhone (iOS), que vem com funcionalidades interessantes como novidades no Messages possibilitando colocar como favoritos até nove usuários, fixando-os no topo da lista; App Clips em que você tem uma versão simplificada de um aplicativo que aparece quando você precisa; app Traduzir que apresentar 11 idiomas diferentes e o Carplay, com ele você pode destrancar as portas e ligar o motor do seu veículo com o iPhone.

Mas a principal mudança, que vai interferir no marketing digital, é a de que com o iOS 14 os aplicativos terão de pedir permissão ao usuário para coletar e compartilhar dados usando o identificador de dispositivos da Apple. Situação que impacta diretamente o recebimento e processamento dos dados de rastreamento do usuário, o que é um dos pilares do marketing digital. Pois é através da coleta de dados e do rastreamento que as plataformas, sites e mídias sociais conseguem otimizar o tráfego pago.

Eventual bloqueio pelo usuário do iPhone reduzirá a capacidade de segmentação dos anúncios e de rastreamento do comportamento do usuário, de consequência o anúncio deixa de ser personalizado, tanto no seu direcionamento como no seu conteúdo, assim como os relatórios de conversão e de dados dos anúncios perdem sua precisão e eficácia. 

Tudo isso dificulta o trabalho do marketing digital, assim como impactará negativamente a capacidade das empresas de se comercializarem e monetizar por meio de anúncios. Os anúncios ficarão mais caros, pois serão menos eficazes, exigindo mais publicações e anúncios, aumentando o custo total do marketing.

Quem anuncia no Facebook, por exemplo, deve se perguntar: E agora? Afinal, segundo dados publicados pelo portal G1, em 28.01.2020, até aquele momento a Apple tinha 1,5 bilhão de dispositivos ativos no mundo.

O Facebook já se pronunciou sobre o assunto e apresenta, em sua Central de Ajuda para Empresas recomendações, das quais apresento algumas:
  • Se você planeja veicular anúncios otimizados para eventos de conversão que ocorrem no site da sua empresa:
  • Talvez seja necessário verificar o domínio do seu site para ajudar a evitar interrupções futuras nas campanhas dele. A verificação de domínio precisa ser realizada no domínio de nível superior efetivo mais um (eTLD+1). Por exemplo, para www.books.jasper.co.uk, books.jasper.co.uk e jasper.co.uk, o domínio eTLD+1 é jasper.co.uk. A verificação de domínio deve ser priorizada para domínios com pixels usados por várias empresas ou contas de anúncios pessoais. Isso permitirá que você configure eventos de conversão do pixel quando a mensuração de eventos agregados estiver disponível.
  • No Gerenciador de Eventos, configure em cada domínio oito eventos de conversão na web que sejam de sua preferência. A mensuração de eventos agregados permite que cada domínio tenha até oito eventos de conversão que podem ser usados para otimizar campanhas. Inicialmente, o Facebook configurará os eventos de conversão que determinar como os mais relevantes para a sua empresa, com base na sua atividade. Os conjuntos de anúncios otimizados para um evento de conversão que não está mais disponível serão pausados quando a Mensuração de Eventos Agregados for lançada no início de 2021. Os eventos não configurados como um dos oito eventos de conversão para um domínio não são úteis para a otimização, mas podem ser usados em relatórios parciais no direcionamento de Público Personalizado do site e no Gerenciador de Anúncios.
  • Saiba mais sobre como usar o pixel do Facebook para alcançar dispositivos iOS 14 e mensurar o desempenho.

Acredito que essa situação será solucionada, com medidas tanto da Apple como das plataformas, mas até que isso ocorra devemos estar atentos ao que as plataformas estão indicando para que os anúncios não percam sua capacidade de tráfego e de conversão.

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